Você conhece as forças da sua empresa?

Embora a resposta mais comum a essa pergunta seja: “Sim, conheço.”, muitas vezes essa é uma resposta errada. Melhor seria: “Talvez…” ou então “Creio que não conheço todas, não.” E por que essa dúvida? Porque muitos não se atentam para dois pontos fundamentais para uma resposta correta. O primeiro é o entendimento do que é uma FORÇA. E o segundo é o entendimento do contexto temporal.

Vamos ao conceito de força. É toda característica interna controlável, tangível ou intangível, que contribui de forma positiva para o atingimento dos objetivos da empresa. Alguns exemplos: ambiente arejado e agradável, conhecimento técnico da equipe, simpatia dos atendentes, variedade de produtos, cumprimento de prazos. Podemos, por meio de nossas ações e controles, tornar essas características melhores ou piores, reforçando-as ou enfraquecendo-as. 

Agora vejamos o contexto temporal. O primeiro exemplo de força acima citado, ambiente arejado e agradável, perdeu todo o sentido como força durante o período da pandemia nos anos 2020 e 2021. Se, por força de questões sanitárias e de saúde, o cliente ficou impedido de frequentar as instalações da sua empresa, de que adiantou naquele período elas serem tão agradáveis assim? Talvez até isso tenha perdido totalmente o conceito de força caso fosse um espaço alugado e tivesse incorrido em aumento desnecessário de custo. Assim, a mesma característica pode ter efeitos diferentes dependendo do contexto. Esse caso foi fácil de entender, porém às vezes nos apegamos em características que gostamos, aquelas pelas quais temos algum laço afetivo, e não observamos que elas podem estar obsoletas, ou inadequadas para aquele momento do mercado ou até da maturação do negócio. 

Reveja aí sua lista de forças e aproveite melhor o potencial que elas podem oferecer ao seu negócio!

Deixe um comentário