Quantas vezes deixamos escapar boas oportunidades para a nossa empresa? Uma das formas de evitar que isso aconteça é casar as forças com as oportunidades. Como??
Comecemos com o correto entendimento do que é oportunidade. É todo fato, pessoa ou característica externa à sua empresa, daqueles que não controlamos, ou seja, acontecem, surgem, independente das ações da empresa no mercado, e que de alguma forma alavancam os negócios. Pode ser uma alteração do mercado, um fato político, mudanças de comportamento dos consumidores, novas tecnologias e outras “boas” novidades. E consideramos como oportunidade porque está aderente à Missão e aos objetivos da empresa.
Quando paramos para observar essas boas novidades podemos até ficar meio perdidos: elas podem ser muitas! Então logo de início vamos nos ater àquelas que têm sinergia com os pontos mais fortes da nossa empresa. Somos bons e eficientes na gestão de projetos de investimentos? Sim!!! Estão surgindo inúmeras fontes novas de financiamento para pequenos empresários? Sim! Opa, essa oportunidade não podemos deixar escapar. Hora de tirar da gaveta aquele projeto de expansão para atendimento de novas regiões.
É isso, identificar oportunidades (inclusive, e principalmente, as que ainda nem estão muito claras para todos) e aproveitar aquelas que as nossas forças internas conseguem dar conta. Aí não tem como não dar certo!